Público escolhe Yubá como nome do filhote de jararaca do Butantan

Público escolhe Yubá como nome do filhote de jararaca do Butantan

Atualizado: Sexta-feira, 1 Julho de 2011 as 11:34

Votação para escolher o nome de jararaca-ilhoa irá até dia 26 de junho (Foto: Divulgação/ Instituto Butantan)

  O público que frequenta o Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, escolheu o nome do mais novo animal do centro de pesquisas, uma cobra jararaca-ilhoa: Yubá. Segundo a organização, a palavra significa amarelo em tupi-guarani, remetendo à coloração do filhote. O evento de "batismo" da cobra será nesta sexta-feira (1º), dia que completa quatro meses de vida.

O concurso recebeu mais de 59 mil votos,  em uma urna localizada no Museu Biológico e pela internet, por meio do site do instituto. O público tinha outras cinco opções de nomes: Aureo, que significa dourado em latim, Homer, Neymar, Jack e Fiuk.

Veja abaixo como ficou a votação:

1- Yubá – 16.221 votos

2- Homer – 14.891 votos

3- Neymar – 11.075 votos

4- Jack – 7.816 votos

5- Aureo – 5.384 votos

6- Fiuk – 3.993 votos     Nascimento

Yubá nasceu no último dia 1º de março e mede cerca de 15 cm. De acordo com o órgão, a espécie é originária da Ilha da Queimada Grande, no Litoral Sul do estado paulista. O animal, no entanto, nasceu em cativeiro, depois de um trabalho de conservação ambiental do Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan.

Serviço

Museu Biológico do Instituto Butantan

De terça a domingo, das 9h às 16h30

Entrada: R$ 6, estudantes pagam R$ 2,50, crianças até 7 anos, idosos a partir de 60 e pessoas com necessidades especiais não pagam

Endereço: Avenida Vital Brasil, 1500.        

veja também