Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho

Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A poucos dias do Carnaval, os turistas podem se animar. Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho. De acordo com o último boletim da Cetesb (período de amostragem de 11 de janeiro a 08 de fevereiro), 135 das 154 praias do Estado monitoradas pelo órgão estão com boa balneabilidade.

Na Baixada Santista, os destaques são para Santos, Bertioga e Peruíbe, que têm todas próprias para banho. Guarujá (Perequê), Itanhaém (Centro) e Mongaguá (Vera Cruz) possuem apenas uma imprópria.

Em Praia Grande, das 12 opções à disposição dos turistas, oito estão com balneabilidade favorável. Já em São Vicente, as praias dos Milionários e a do Gonzaguinha estão com bandeira vermelha. Por outro lado, as da Divisa, do Itararé e a da Ilha Porchat estão próprias.

O quadro também é favorável no litoral norte. Das 13 praias de Ilhabela, apenas uma, a da Ilha das Cabras, encontra-se imprópria. São Sebastião tem apenas duas (Pontal da Cruz e Porto Grande) das suas 29 praias não aprovadas nas amostragens da Cetesb. Em Ubatuba, 22 das 26 praias têm condições de receber banhistas, enquanto que 12 das 15 de Caraguatatuba também estão em boas condições. Já em relação ao litoral sul, o relatório aponta que todas as praias de Iguape e Ilha Comprida estão com bandeira verde.

Ações

Para melhorar a coleta e o tratamento de esgoto da Baixada Santista e litoral norte, o Governo de São Paulo, por meio da Sabesp, lançou o programa Onda Limpa. O programa pretende, até 2011, elevar de 53 para 95% o índice na Baixada Santista e de 30 para 85%, no litoral norte.

Além do Onda Limpa, a Sabesp assinou recentemente convênio com a Prefeitura de Santos para a implantação do programa Canal Limpo, que inclui um conjunto de ações voltadas para a retirada dos esgotos lançados nos canais da cidade.

Ambos os projetos terão reflexo direto na melhoria da balneabilidade das praias do litoral paulista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições