Quase metade dos dependentes de drogas em SP iniciaram vício entre 7 e 11 anos

Quase metade dos dependentes de drogas em SP iniciaram vício entre 7 e 11 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Pesquisa com jovens dependentes de drogas do estado de São Paulo revelou que 40% começaram a usar as substâncias entre 7 e 11 anos. O estudo, realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado à Secretaria da Saúde, foi realizado entre 2007 e 2009 com 112 jovens atendidos pela instituição.

O psicólogo Wagner Abril Souto, autor da pesquisa e coordenador do Programa de Adolescentes do centro, explica que a falta de interesse na escola, absenteísmo e comportamentos disfuncionais, como agressividade e isolamento, são ''inerentes ao envolvimento'' com drogas.

''Muitas vezes, os jovens em recuperação têm outras pessoas da família também em tratamento de combate à dependência'', afirma Souto, em nota da secretaria.

Do total de entrevistados, 57% afirmaram que a primeira droga a ser consumida foi o tabaco. A maconha aparece em segundo lugar, com 51%, seguida do álcool (38%), inalantes (18%), cocaína (17%) e crack (10%).

O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O centro fica na Rua Prates, 165, Bom Retiro, região central de São Paulo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições