Queda de ponte divide cidade da Região Serrana do RJ em duas

Queda de ponte divide cidade da Região Serrana do RJ em duas

Atualizado: Sexta-feira, 14 Janeiro de 2011 as 9:36

O aumento do nível das águas do Rio Grande, que corta a cidade de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, provocou uma enxurrada que destruiu pelo menos 15 casas no município. Segundo a Defesa Civil da cidade, há dezenas de famílias desalojadas e desabrigadas e muitas ainda estão isoladas.

A força da água derrubou paredes e chegou a invadir e destruir um supermercado. Pontes e passarelas caíram e deixaram um lado de Bom Jardim isolado do outro. "Não dá para atravessar. Você vê um desespero passando. Mas não tinha nada para fazer", disse um morador.

Desde terça-feira (11), as chuvas na Região Serrana do Rio devastaram os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro, causando muita destruição e a morte de mais de 500 pessoas .

A falta de acesso também dificulta o trabalho dos bombeiros. "Tem locais que nós ainda não conseguimos chegar como São José, Barra Alegre e São Miguel. Não temos condições de chegar do outro lado. Até o momento não sabemos ainda se há vítimas por lá", contou um bombeiro.

Faltam informações também na prefeitura. De acordo com a secretária de Promoção Social da cidade, Regina Monnerat, ainda não existem números exatos sobre quantas pessoas estão desalojadas e desabrigadas em Bom Jardim. "Não temos o total, mas tem muita gente", disse a secretária.

A enxurrada destruiu também o principal acesso do município com outras cidades da região, uma ponte na RJ-116. Com isso, o tráfego segue interrompido e os motoristas são obrigados a dar meia volta naquela localidade.

veja também