Queijo gigante de 1.250 quilos é produzido no interior de Mato Grosso

Queijo gigante de 1.250 quilos é produzido no interior de Mato Grosso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

Queijo de mais de uma tonelada é produzido em Mato Grosso. (Foto: Divulgação)

  Participantes da Festa do Queijo de Curvelândia, a 311 quilômetros de Cuiabá, produziram um queijo de mais de uma tonelada.

Depois de pronto, o queijo gigante  pesava 1.250 quilos e foi consumido pela população local.

Esta já é 9ª edição do evento que vem superando recordes a cada ano. Em 2008, por exemplo, técnicos do Ranking Brasil confirmaram que o queijo frescal produzido durante a festa, pesando 690 quilos, era o maior do mundo. Já em 2009, foram gastos sete mil litros de leite e foi produzido um queijo de 750 quilos. O tamanho do queijo aumentou para 990 quilos em 2010.

O queijo frescal de Curvelândia é feito numa forma de 1,5 metros de diâmetro, no terceiro dia da festa. No ano passado cerca de cinco mil pessoas degustaram o maior queijo frescal do mundo. A Festa do Queijo de Curvelândia é promovida pela prefeitura e faz parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso. Como ocorre em todos os anos, a iniciativa possui uma programação diversificada com atrações culturais e religiosas, com bandas da região e nacionais, além de feira de artesanato e a tradicional cavalgada.

Criada para homenagear o homem do campo e fomentar o turismo no município, a festa reúne cerca de 25 mil pessoas em três dias e já virou referência na região. Curvelândia faz parte da bacia leiteira do Vale do Cabaçal e se destaca por um acervo de mais de 23 cavernas, entre elas, a do Jabuti considerada a maior do Estado.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições