Radares de SP começam a multar carros sem inspeção veicular

Radares de SP começam a multar carros sem inspeção veicular

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Os radares de São Paulo começaram nesta segunda-feira (6) a multar os veículos que não passaram pela inspeção veicular ambiental. Ao todo, são 177 equipamentos distribuídos pela cidade com o sistema de Leitura Automática de Placas (LAP), capaz de fiscalizar a regra de maneira semelhante ao que acontece com o rodízio.

Apenas os veículos com placa final 0 ainda estão dentro do prazo para fazer a inspeção. A multa para aqueles que não estão regularizados é de R$ 550.

Os veículos serão flagrados sempre que passarem por um dos radares habilitados. O equipamento consegue identificar quem deixou de fazer a inspeção veicular ao cruzar a placa com a base de dados da Controlar, concessionária responsável pelo teste ambiental nos veículos. Apenas uma multa por dia será emitida. A lei que regulamentou a obrigatoriedade da inspeção também determinou que no máximo quatro autuações sejam aplicadas por mês.

A inspeção veicular ambiental é obrigatória para todos os veículos registrados na cidade de São Paulo. Um cronograma foi estabelecido no início do ano, de acordo com o final da placa. Os proprietários devem agendar a inspeção no site da empresa responsável. É necessário pagar uma taxa de R$ 56,44 que, ao contrário dos outros anos, não será devolvida pela Prefeitura após a aprovação do veículo.

Destino

A Prefeitura vai destinar todos os recursos arrecadados com as multas para o Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, chamado Fundo Verde, e pretende investir tudo em projetos para reduzir a poluição, principalmente relacionados com os transportes. Esses investimentos vão seguir o princípio de que a melhoria na qualidade do ar trará economia com saúde pública - por evitar problemas respiratórios.

“Não é justo alguém fazer e o vizinho não fazer. Até porque o ar que nós respiramos está extremamente poluído.

Esse é um programa ambiental, e não é justo que parte da população respeite, e quem não respeita não seja punido. Os recursos dessas multas serão direcionados para outro programa ambiental, para a substituição dos ônibus movidos a diesel para os ônibus movidos a etanol", afirmou o prefeito Gilberto Kassab na manhã desta segunda-feira.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições