MENU

Rádio que atrapalhava comunicação no aeroporto de Londrina é fechada

Rádio que atrapalhava comunicação no aeroporto de Londrina é fechada

Atualizado: Segunda-feira, 19 Dezembro de 2011 as 2:38

Denúncia partiu da Anatel e da Infraero

(Foto: Reprodução RPC TV) Uma rádio pertencente à uma igreja evangélica, em Londrina, no norte do Paraná, foi fechada pela Polícia Federal porque as ondas emitidas pela emissora interferiam na comunicação entre os pilotos de avião e os controladores de voo na torre de controle do aeroporto da cidade.

A rádio foi fechada na quinta-feira (15), mas a ação foi divulgada nesta segunda-feira (19). De acordo com o delegado chefe da Polícia Federal em Londrina, Elvis Aparecido Secco, a denúncia partiu da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). A rádio era clandestina, uma vez que não possuía autorização para operar.

“A medida foi preventiva e emergencial no sentido de lacrar o mais rápido possível”, declarou Secco. O funcionamento de rádios clandestinas é perigoso porque atrapalha a comunicação e, portanto, aumenta consideravelmente o risco de acidentes aéreos, destacou o delegado.

Os transmissores da rádio foram lacrados. Os responsáveis vão responder a um processo administrativo na Anatel e posteriormente a um inquérito conduzido pela Polícia Federal. Eles estão sujeitos a uma pena privativa de liberdade pelo exercício ilegal de telecomunicação.        

veja também