Áreas atingidas não eram de risco, diz Defesa Civil de Teresópolis

Áreas atingidas não eram de risco, diz Defesa Civil de Teresópolis

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O secretário de Defesa Civil de Teresópolis, Flávio Luiz Castro, afirmou na tarde desta quinta-feira (13) que as regiões mais atingidas por desabamentos e deslizamentos não eram “áreas prioritárias de risco”. De acordo com o secretário, a prefeitura tem um plano que analisa regiões de risco, e afirmou que os bairros afetados não estavam nessa lista.

“Temos um plano municipal de áreas de risco e essas não foram atingidas. Os 17 bairros afetados pelas chuvas não eram áreas prioritárias de risco. Se o desastre tivesse ocorrido em locais propícios e arriscados, o número de óbitos teria aumentado muito”, afirmou. O número de mortes em Teresópolis chegou a 161 na tarde desta quinta.

Segundo a Defesa Civil, 1.200 pessoas estão desabrigadas e outras 1.300, desalojadas. Entre os bairros mais atingidos estão Santa Rita e Perssegueiro, onde o acesso só está sendo feito através de aeronaves. Ao todo, a prefeitura disponibiliza um total de cinco helicópteros.

Outro bairro muito afetado pelas chuvas foi Campo Grande, onde, das cerca de mil casas, apenas 300 não sofreram abalos. “Em Campo Grande temos registradas 17 mortes. No entanto, pelo menos 10 pessoas estão soterradas e 15 desaparecidas”, afirmou o secretário.

No bairro Calame, cerca de 200 famílias precisaram deixar suas casas. Segundo a Defesa Civil, muitas pessoas se negam a sair de suas residências, e por isso agentes precisam usar de força policial.

Casas de veraneio

Segundo Castro, as regiões mais atingidas pela chuva eram áreas com muitas casas de veraneio: “Como estamos em janeiro, época de férias, essas casas estavam lotadas. Muita gente que morreu não morava em Teresópolis, e sim no Rio e em Niterói”, disse.

Muitos locais em Teresópolis estão sem abastecimento de água. De acordo com a Defesa Civil, houve um problema em uma estação da Cedae, que já está sendo solucionado. Para evitar transtornos, oito caminhões pipas estão chegando na cidade e, se for necessário, outros oito virão.

Áreas rurais

Entre as áreas mais atingidas pela chuva, estão regiões rurais, como Bonsucesso, que fica no terceiro distrito de Teresópolis, e Santa Rita, localizada no segundo distrito. Perto desses locais, muitas pontes caíram, o que impede o acesso da Defesa Civil e dos Bombeiros. Bonsucesso é o bairro com maior número de mortos, totalizando 40 óbitos.

“Os trabalhos nessas áreas são prioridade nesse momento. Ainda tem muita coisa pra ser feita por lá”, disse Castro.

No início da tarde desta quinta, a presidente Dilma Rousseff sobrevoou a Região Serrana do Rio.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições