Áreas vulneráveis a chuvas no Brasil não são mapeadas

Áreas vulneráveis a chuvas no Brasil não são mapeadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O governo federal não sabe quantas áreas de risco há no país, quantas pessoas nelas vivem e não tem ideia do aparato de defesa civil de Estados e municípios. Além disso, a maioria dos Estados também não tem mapas de seus locais críticos. A informação é da reportagem publicada na edição deste domingo da Folha.

Brasil tem deslizamentos, enchentes, vendavais, tempestades, incêndios florestais e, recentemente, até ciclones extratropicais. Só no ano passado, 893 desastres naturais foram notificados à Defesa Civil nacional --em 2009, foram 1.408.

Enquanto isso, o sistema de defesa civil não sabe o tamanho do problema nem a dimensão dos recursos de que dispõe para enfrentá-lo.

Na semana passada, o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) arriscou um número de 5 milhões de pessoas em áreas de risco, mas depois recuou dizendo ser uma estimativa antiga. O Ministério das Cidades e o da Integração Nacional também não têm os dados.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições