MENU

Reforma da polícia em SP prevê boletim de ocorrência em 20 minutos

Reforma da polícia em SP prevê boletim de ocorrência em 20 minutos

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 12:34

Boletins de ocorrência em até 20 minutos, melhor atendimento nos 93 distritos da capital paulista, mais policiais trabalhando onde o número de ocorrências é maior e aprimoramento das investigações. Esses são alguns dos objetivos de megarreforma na Polícia Civil, que deve começar no próximo mês em São Paulo pelas seccionais Norte e Leste e depois de 15 dias se estender para toda a cidade. Hoje, o paulistano chega a levar horas para fazer um simples BO.

Delegados do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), responsáveis pela elaboração do plano, já estão percorrendo seccionais para apresentar a reforma aos policiais.

A reforma será a maior desde o fim dos anos 1980 e a primeira mudança de peso deve ocorrer na distribuição das equipes dos distritos policiais (DPs). Quanto maior o movimento do distrito, maiores serão as equipes. Dessa forma, pela primeira vez, a Polícia Civil vai definir um critério objetivo para distribuir pessoal, como já faz atualmente a Polícia Militar.

Na 1ª Seccional, por exemplo, que engloba as delegacias do Centro, como o 1º DP, na Sé, registra uma média de 15 mil BOs por ano. No Brás, o 8º DP, registra 2 mil. Nos dois distritos, as ocorrências são feitas hoje por um único escrivão. Com a mudança, a Sé ganhará mais dois escrivães e um quarto para ajudar no horário de pico. Essas realocações de efetivo se estenderão por toda a capital paulista.      

veja também