Região norte do Ceará moderniza seu artesanato

Região norte do Ceará moderniza seu artesanato

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

O artesanato dos municípios da região norte do Ceará vai mudar. As tecelagens, bordados, tapeçaria e trançados vão ganhar toques de modernidade, numa releitura que vai manter a tradição como base, mas pretende agregar novos valores às peças. É esse o objetivo do workshop que acontece entre esta terça, 25 de agosto e quinta-feira, 27/08 no município de Sobral, a 233 quilômetros de Fortaleza.

O treinamento é uma parceria da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Sebrae/CE e Associação dos Artesãos de Sobral (SAS), com apoio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) e do Senac.

Com a capacitação, aproximadamente 300 artesãos vão conhecer mais sobre design, história e concepção do artesanato no Brasil, a importância do padrão de qualidade, os processos de criação, as tendências do segmento e a gestão de negócios. Na oportunidade, eles vão ter informação, também, sobre a figura jurídica do Empreendedor individual e sobre como obter a Carteira do Artesão da Ceart.

Além da parte teórica, nos dias 26 e 27/08 os artesãos, divididos em quatro turmas, vão participar de oficinas de criatividade e desenvolvimento de produto em tipologias como tecelagem, trançados em palha de carnaúba, couro, bordado, pintura, madeira, cerâmica, crochê e patcwork.

Destinado a líderes de grupos artesanais e instrutores do município de Sobral, além representantes de municípios vizinhos, especialmente convidados, cada participante capacitado vai funcionar como multiplicador dos novos conhecimentos junto às suas comunidades.

Com novos conceitos ampliando o horizonte criativo, a intenção é levar os artesãos que sobrevivem da comercialização de suas peças a conhecerem mais sobre tendências, e a desenvolverem uma visão empreendedora, com foco na valorização da sua cultura.

O resultado do treinamento não vai ficar nas oficinas e grupos. Vai ser mostrado ao público como uma das atrações da ‘Vila Natalina’, a exposição com temas ligados ao Natal que a Prefeitura de Sobral promove, todos os anos, na Praça São João, corredor cultura da cidade.

Lá, onde ficam atrações como o Museu Dom José, a Casa da Cultura e o Teatro São João, os artesãos poderão mostrar o que aprenderam e vender suas peças diretamente aos milhares de visitantes que passam pelo local, numa tradição que ajuda a preservar o espírito cristão inerente à data.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições