Relembre campeões de indicações que se deram bem e mal no Oscar

Relembre campeões de indicações que se deram bem e mal no Oscar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:59

Quem pensa que "O discurso do rei" larga tão na frente assim de seus concorrentes ao Oscar, por conta de suas 12 indicações, precisa conter um pouco a empolgação. Nem sempre os campeões de indicações se dão bem na disputa pelo careca dourado.

Tome como exemplo "O curioso caso de Benjamin Button" (2008). Estrelado por Brad Pitt e dirigido por David Fincher, o filme foi lembrado em 13 categorias. Levou apenas em três: efeitos visuais, direção de arte e maquiagem.

Derrapadas semelhantes foram protagonizadas por "Becket" (1964), que tinha 12 chances de ganhar, mas levou apenas a estatueta de roteiro adaptado; e "Belinda" (1948), também nomeado em 12 categorias, com vitória apenas de Jane Wyman, como melhor atriz. "Chinatown" (1974) é outro exemplo de produção que parecia que ia ser consagrada pela Academia, após 11 indicações, mas levou só o troféu de roteiro original.

"A cor púrpura" (1985), de Steven Spielberg, com Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey, decepcionou ainda mais. Foram 11 nomeações e nenhuma vitória. O mesmo aconteceu com "Momento de decisão" (1977): 11 indicações e nenhum prêmio.

Ser o filme mais indicado da temporada, no entanto, não é sinônimo de fracasso, é claro. "Titanic (1997) recebeu 11 prêmios, incluindo melhor filme, após ter sido lembrado em 14 categorias. Com o mesmo número de nomeações, "A malvada" (1951) recebeu seis estatuetas.

"Ben-Hur" (1960) teve melhor sorte, ao levar 11 estatuetas das 12 possíveis. Mas o recorde de aproveitamento continua sendo de "O senhor dos anéis - o retorno do rei"  (2004). O terceiro filme da saga dirigida por Peter Jackson ganhou todos os 11 prêmios que disputou.

"Gigi" (1958), nove prêmios dos nove disputados; e O Último Imperador (1987), com o mesmo feito, também saíram invictos na noite do Oscar. "O paciente inglês" (1996) precisou de 12 indicações para ganhar nove vezes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições