República e Luz passam a operar no horário integral da Linha-4

República e Luz passam a operar no horário integral da Linha-4

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

Estação República da Linha 4-Amarela foi inaugurada em 15 de setembro (Foto: Daigo Oliva/G1)     As estações República e Luz, da Linha 4 – Amarela do Metrô, terão horário de funcionamento ampliado nesta segunda-feira (26). Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, o novo horário será o mesmo do restante da linha, das 4h40 à meia-noite. Aos sábados, a operação se estende até a 1h de domingo.

As estações foram inauguradas em 15 de setembro. Segundo a concessionária, com a ampliação do horário a demanda deve chegar a 500 mil passageiros por dia até o fim deste ano. Em 2012, a média de passageiros na Linha 4-Amarela deve atingir 700 mil passageiros a cada dia.

O volume de passageiros pode cair em até 20% nas estações Sé e Paraíso.

Atualmente, os passageiros que usam a Linha 4 - Amarela já podem fazer a integração com as linhas 1 - Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2 - Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3 - Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda), respectivamente, nas estações Luz, Paulista e República, além de integração com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas estações Pinheiros e Luz.

Novas estações

Com 22 mil m², a Luz é a maior estação da Linha Amarela. Nela, as composições passam sob a Linha Azul do Metrô e os trens da CPTM. A nova estação tem três pavimentos, interligados por elevadores e 20 escadas rolantes. As barreiras de conexão entre as linhas não têm catracas – a contagem dos passageiros é feita por sensores.

Como em todas as estações da Linha 4-Amarela, há também as portas de plataforma, que separam a área de espera dos passageiros dos trilhos.

Na República, a conexão entre as linhas Amarela e Vermelha do Metrô fica no 1º subsolo. Nas portas de plataforma, os usuários podem visualizar o desenho de toda a Linha Amarela, com as estações já entregues em negrito. As estações Vila Sônia, São Paulo/Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis/Mackenzie fazem parte da segunda fase da linha, com inauguração prevista até 2014.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições