Restaurante D.O.M, de SP, fica em 7º dos 50 melhores do mundo

Restaurante D.O.M, de SP, fica em 7º dos 50 melhores do mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

O restaurante brasileiro D.O.M, do chefe Alex Atala, ficou em sétimo lugar na lista anual dos 50 melhores estabelecimentos do mundo S. Pellegrino 2011, promovida pela revista britânica "Restaurant" e divulgada nesta segunda-feira (18) em Londres.

Pela segunda vez consecutiva, a lista foi liderada pelo dinamarquês Noma.

O D.O.M, décimo oitavo no ano passado, entrou pela primeira vez no top 10 da prestigiada seleção.

Cozinha 'simples e sustentável'

Atala, de 42 anos, levou seu restaurante para a elite da gastronomia mundial com uma cozinha que define como "simples e sustentável", feita a partir de produtos locais, entre eles alguns dos numerosos ingredientes fornecidos pela Amazônia.

O chef paulista, considerado por alguns o Ferran Adriá brasileiro - "mas um pouco mais selvagem", avisa o próprio Atala - considera este reconhecimento uma recompensa "à consistência e regularidade" que tenta imprimir à sua cozinha.

Além do D.O.M, outros três restaurantes latino-americanos, dois deles pela primeira vez, conseguiram entrar em 2011 na lista elaborada anualmente por 800 críticos, jornalistas e especialistas internacionais em gastronomia e esperada pelos "gourmets" de todo o mundo.

Dois deles são estreantes, o peruano Astrid y Gastón, do reconhecido chef Gastón Acurio, que alcançou a 42ª posição, e o mexicano Puyol, de Enrique Olvera, que ocupa o 49º lugar. O também mexicano Biko passou em seu segundo ano de 46º a 31º.

O prêmio municipal da noite foi pelo segundo ano consecutivo para o Noma, de Copenhague, do jovem chef René Redzepi, após desbancar em 2010 o El Bulli, do espanhol Ferrán Adriá.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições