Rinha de galos é encontrada em Livramento de Nossa Senhora

Rinha de galos é encontrada em Livramento de Nossa Senhora

Atualizado: Segunda-feira, 22 Agosto de 2011 as 4:28

Arena encontrada no local servia para os espectadores da rinha. (Foto: Marcos Santos/ L12 Notícias)

  Uma rinha de galos foi encontrada na noite de domingo (21) no município de Livramento de Nossa Senhora, a 658 km de Salvador.

De acordo com o delegado Romilson Dourado dos Santos, titular da delegacia da cidade, os policiais chegaram no local a partir de uma denúncia anônima. A rinha funcionava no centro de Livramento de Nossa Senhora, nos fundos de um bar. Foram encontradas 52 aves, sendo que duas estavam machucadas, viveiros, 12 bicos de ferro, 14 esporas de plástico e uma arena para os espectadores das brigas. Além disso, seringas e medicamentos para aumentar o desempenho muscular dos animais foram apreendidos.

A polícia prendeu quatro homens na operação, que foram ouvidos e liberados após ser instaurado um termo circunstanciado, denominação para crimes de menor poder ofensivo. Os homens responderão em liberdade por crimes ambientais. De acordo com a advogada Erica Rusch, especialista em Direito Ambiental, as penas para o crime de maus tratos pode variar entre 3 meses e 1 ano de prisão ou multas, que podem chegar aos R$ 50 milhões.  

A coordenadora do setor de fiscalização do Ibama, Célia Cavalcanti, explica que no caso de apreensão de animais, além do Ibama, o Estado e o Município têm autonomia para responder e fiscalizar esse tipo de crime. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente (Inema) e  a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) também respondem pelos crimes ambientais.          

veja também