Rio comemora 100 anos da imigração japonesa no Brasil

Rio comemora 100 anos da imigração japonesa no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Entre os dias 26 e 29 de junho, o Rio de Janeiro será a sede de um dos maiores eventos comemorativos do centenário da imigração japonesa no país. Com apoio do governo do estado, a Rio Nikkei Expo terá uma mostra da contribuição nipônica para a cultura, gastronomia e principalmente para a agricultura fluminense. A expectativa dos organizadores é de que mais de cinco mil pessoas por dia visitem os diversos estandes instalados na Marina da Glória, durante o evento.

Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil em 28 de abril de 1908, com destino às fazendas de café. Neste um século de convivência, fizeram parte da formação da identidade do país, numa verdadeira relação de trocas culturais, que modificou a forma de comer e de viver do brasileiro. A mostra pretende comemorar o centenário de forma autêntica, levando ao conhecimento do público a contribuição japonesa para os diversos segmentos da sociedade, desde o esporte, até a introdução de hortaliças na alimentação do brasileiro.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, lembrou que o trabalho dedicado dos imigrantes japoneses trouxe mais produtividade para as nossas culturas. "A presença japonesa no Brasil, trouxe grandes legados para a nossa cultura, especialmente para a agricultura, com a introdução de tecnologias, sistema de organização de produção e, sobretudo, o amor e a dedicação ao trabalho na terra", destacou.

O evento na Marina da Glória contará com espaço para exposição de produtos agrícolas como legumes, verduras, frutas e flores produzidos pelas colônias japonesas no estado, compondo pomares, hortas e jardins. Nesses cenários os visitantes poderão conhecer um pouco de cada atividade, percorrendo uma verdadeira lavoura japonesa.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora de Eventos Comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa, Akiyoshi Sikada, os produtores querem mostrar aos visitantes um pouco da revolução que os japoneses fizeram nos campos com suas técnicas e dedicação à terra. "Queremos que, principalmente as crianças, que venham a Nikkei Rio Expo possam ver de perto como são produzidos alguns dos alimentos que vão para a sua mesa", ressaltou.

Além do espaço agrícola haverá ainda o setor mix, com a participação de expositores de todos os tipos de produtos da tecnologia japonesa. Em uma área de convivência, o visitante poderá apreciar diversas técnicas milenares de saúde e bem estar como shiatsu e ofurô. À gastronomia caberá um espaço especial onde estarão presentes desde a cozinha japonesa contemporânea à tradicional, passando pelas comidas rápidas, como por exemplo os famosos cones (temakis).

A Nikkei Expo contará ainda com um mini-museu da imigração, um espaço dedicado à história da presença dos japoneses no Rio de Janeiro. O evento terá entrada gratuita.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições