Rio distribui 'kits calamidade' para cidades atingidas por chuva

Rio distribui 'kits calamidade' para cidades atingidas por chuva

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

A Secretaria de Saúde do Rio informou na noite desta quarta-feira que vai montar base em Itaperuna, no noroeste do Estado, para distribuição de kits calamidade.

Outras cidades do norte e noroeste fluminense, Laje do Muriaé, Italva, Cardoso Moreira, Santo Antônio de Pádua e Itaperuna estão entre as beneficiadas.

Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool.

Já foram autorizados o envio de kits calamidade para estes cinco municípios e a entrega das salas de estabilização,espécie de UTI, e de Raios-X para Laje do Muriaé e Cardoso Moreira.

Com investimento de R$ 111 mil, cada sala de estabilização contém leito completo com maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador e carrinho de urgência, entre outros equipamentos.

O ponto de apoio e distribuição da Secretaria de Saúde em Itaperuna funcionará no Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde daquele município, de onde sairão os kits calamidade solicitados pelas prefeituras e outros eventuais medicamentos. Em Santo Antonio de Pádua são mais de 12 mil desabrigados. O município é o que enfrenta mais problemas, devido à cheia do Rio Pomba que corta a cidade.

Hoje, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, visitou a região e disse que as enchentes que atingiram fortemente as regiões Norte e Noroeste do estado em 2009 deixaram uma lição às prefeituras: "Na maioria das cidades que visitamos hoje, as ações foram rápidas para evitar danos maiores à população e já havia um planejamento para prevenção de doenças", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições