Rio faz 446 anos com festas e Cristo Redentor ganha nova iluminação

Rio faz 446 anos com festas e Cristo Redentor ganha nova iluminação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

O Rio de Janeiro comemora 446 anos nesta terça-feira (1º) com muitas festas e um presente especial. O Cristo Redentor vai ganhar uma nova iluminação que poderá ser vista a partir das 19h.

As novas luzes do monumento serão acesas durante a cerimônia que começa às 18h, no Palácio Laranjeiras, na Zona Sul, pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Elas serão acionadas por meio de um celular.

Na oportunidade, também será anunciado o cronograma das comemorações pelos 80 anos do símbolo, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

A nova iluminação vai contar com 300 projetores de LED de última geração que, segundo os técnicos, apresentam alta eficiência energética com um consumo menor.

O sistema permite ainda melhor flexibilidade no gerenciamento da luz. Cada projetor pode ser controlado de forma individual, com relação às cores e à intensidade, permitindo a criação de várias cenas de luz.

Como o Cristo Redentor faz aniversário em 12 de outubro, haverá uma programação extensa até a data, incluindo eventos religiosos, esportivos, gastronômicos, de moda, musicais e de fotografias para homenagear o monumento.

Shows na Quinta da Boavista

Nesta terça-feira (1º), a prefeitura, por meio da Riotur, também vai promover shows para comemorar o aniversário da Cidade Maravilhosa, na Quinta da Boavista, a partir das 18h. Entre as atrações, Martinho da Vila, Paralamas do Sucesso, Monobloco e a banda Calçadão Carioca. A entrada é franca.

Os shows fazem parte de uma promoção da Globo Rio. Entre as apresentações, será exibida a campanha produzida em homenagem à Cidade Maravilhosa com artistas, atletas e anônimos declarando seu amor ao Rio.

Interdições de ruas no Centro

Por conta das festas, algumas ruas do Centro serão fechadas . Partes da Rua da Carioca, entre a Rua Uruguaiana e a Avenida República do Paraguai, ficarão interditadas. Também serão fechadas, até as 16h, trechos da Rua da Assembleia e da Avenida Nilo Peçanha, entre a Avenida Rio Branco e a Rua da Carioca.

Durante o fechamento, os pontos de ônibus das linhas 217, 226 e 229, na Avenida Nilo Peçanha, entre a avenida Rio Branco e a Rua da Carioca, serão transferidos para a Avenida Rio Branco, entre a Rua da Assembleia e a Avenida Nilo Peçanha, do lado direito.

Programação dos shows na Quinta

18h10 – Calçadão Carioca

19h00 – Martinho da Vila

20h45 – Paralamas Sucesso

22h30 – Monobloco

23h50 – Término do Evento com DJ

Caminhadas e exposições

Celebrando de madrugada o aniversário do Rio a Pé

1º minuto da madrugada do dia 1º de março

Encontro: Porta principal da Igreja de Nossa Senhora da Candelária

As Catedrais de São Sebastião do Rio de Janeiro

Encontro: terça-feira (1º), às 10h, em frente à Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário - Rua Uruguaiana.

Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé

Encontro: terça-feira (1º), às 20h, no adro da Catedral Presbiteriana (Praça Tiradentes com Rua da Carioca).

Ecos da Cultura na Cidade Nova e na Praça Onze dos Bambas do Samba

Encontro: quinta-feira (3), às 9h, na estação do metrô Estácio/Cidade Nova (em frente à prefeitura)

Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio à Noite

Encontro: quarta-feira (23), às 20h, nos degraus da Casa França-Brasil

(Re)Conhecendo o Centro do Rio a Pé

Encontro: domingo (27), às 9h55 - no alto do Morro de São Bento - Rua Dom Gerardo, 42/5º andar

Exposição: “A Cara do Rio da minha janela”

Curador: Marcelo Frazão

www.acaradorio.art.br

A edição de 2011 da exposição coletiva “A Cara do Rio” traz ao público ângulos diferentes da cidade, seja na forma de pinturas, fotografias, esculturas, gravuras, objetos, aquarelas, dentre outras técnicas na visão de 110 artistas, cariocas ou não, sensíveis ou críticos, que se entregam à religião e ao prazer, às transgressões e à disciplina, às notícias, à diversão, aos esportes, à ecologia, diante de uma paisagem deslumbrante e inspiradora. Até 3 de abril.

Visitação: terça a domingo, de 12h às 19h

Entrada Franca

Local: Centro Cultural Correios

Rua Visconde de Itaboraí, 20

Tel. 2253-1580      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições