MENU

Rio promove atividades de prevenção e combate ao tabagismo

Rio promove atividades de prevenção e combate ao tabagismo

Atualizado: Terça-feira, 31 Maio de 2011 as 8:32

Para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco, a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) vai promover nesta terça-feira (31) uma série de atividades de prevenção e combate ao tabagismo. Até o dia 3 de junho, serão realizadas ações para orientar a população sobre o impacto do fumo em locais públicos e unidades de saúde.

As atividades acontecerão em pontos estratégicos da cidade, como os calçadões de Campo Grande e de Bangu, na Zona Oeste, Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul, e no Piscinão de Ramos e no Shopping Nova América, em Del Castilho, no subúrbio.

As tendas oferecerão teste de dependência física, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante e aplicação de questionário para análise estatística da população atendida.

O evento terá distribuição de material educativo com orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental. Também será oferecido exame bucal para rastreamento de lesões e, caso necessário, encaminhamento para uma unidade de saúde.

Ação social

Já o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) realiza nesta terça-feira uma ação social na Cobal do Humaitá, na Zona Sul. Entre 9h e 15h, profissionais da unidade vão esclarecer o público sobre o tabagismo e seu tratamento.

Uma equipe multidisciplinar formada por médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e odontologistas vai estar no local distribuindo material educativo e também realizando exames.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, as complicações decorrentes do tabaco são a maior causa de doenças e mortes evitáveis em todo o mundo. Só no Brasil, ocorrem 200 mil óbitos por ano em função de patologias que tem início no tabagismo.

Veja a programação do Dia Mundial Sem Tabaco no Rio:

Metrô da Siqueira Campos: tendas farão teste de dependência, avaliação da quantidade de monóxido de carbono no organismo, avaliação estomatológica para detecção precoce de lesões orais com profissionais da saúde bucal e informações sobre a convenção.

Horário: 9h às 17h Praça Saens Peña: campanha Educativa com informações sobre tabagismo.

Horário: 9h às 12h

Ceasa: serviços de promoção de saúde com medição do nível de monóxido de carbono, com uso de monoxímetro, distribuição de panfletos, folders e orientações sobre tabagismo.

Horário: 6h às 14h

Evento no Calçadão de Bangu: profissionais envolvidos no Programa de Tabagismo das unidades realizarão a apresentação de teatro no tema do tabagismo

Horário: 9h as 12h

Shopping Campo Grande: medição do nível de monóxido de carbono, com uso de monoxímetro; distribuição de panfletos, folders e orientações sobre tabagismo; distribuição de kits odontológicos; exame bucal com ênfase na busca ativa de lesões.

Praça no Centro de Santa Cruz: teste com o aparelho monoxímetro para os fumantes; orientação, captação e encaminhamento de fumantes para as unidades credenciadas para o respectivo tratamento; orientação de higiene bucal.

Horário: 8h30 às 16h Além desses locais, também haverá atividades em diversos Postos de Saúde da Família (PSF) e Centros Municipais de Saúde (CMS).        

veja também