Rio registra mais de 30 mil casos de dengue este ano

Rio registra mais de 30 mil casos de dengue este ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

A cidade do Rio registra 30.404 casos de dengue, de janeiro a 28 de abril deste ano. No mês de abril são 9.554 contra 13.549 referentes ao mês de março. O número de mortes este ano na cidade, por causa da doença, chega a 14. As informações são da Secretaria municipal de Saúde.

No entanto, segundo a secretaria, vem sendo registrada uma tendência de queda. A taxa de incidência em abril é de 151,8 casos para 100 mil habitantes. No mês de março, a taxa foi de 215, 3 casos para 100 mil habitantes.

Estado do RJ registra 43 mortes este ano

O número de mortes causadas por dengue no estado do Rio de Janeiro chegou a 43 , segundo balanço divulgado na quarta-feira (27) pela Secretaria estadual de Saúde. São 14 municípios com registro de mortes.

Segundo a secretaria, os municípios que tiveram registro de mortes foram: Rio de Janeiro (14), Nova Iguaçu (3), Duque de Caxias (4), Magé (2), Cabo Frio (1), São Gonçalo (7), Maricá (1), Mesquita (2), São João do Meriti (4) e São José do Vale do Rio Preto (1), Bom Jesus de Itabapoana (1), Itaocara (1), Itaperuna (1), Rio das Ostras (1).

De 2 de janeiro a 23 de abril foram notificados 63.996 casos suspeitos de dengue.

No total, 18 municípios estão com índices de epidemia de dengue no estado: Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Mangaratiba, Cordeiro, Guapimirim, Seropédica, Magé, Silva Jardim, Cabo Frio, Macuco, Iguaba Grande, Quissamã, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Mesquita, Vassouras e Cambuci.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde infirmou que continua sendo observada a redução no número de notificações em alguns municípios: Bom Jesus de Itabapoana, Seropédica, Magé, Santo Antonio de Pádua, entre outros 10 municípios que também apresentam redução na quantidade de notificações.

Dengue tipo 4

Na capital, nos três primeiros meses do ano, o número de casos já é maior do que o total dos anos de 2010 e 2009 somados.     No dia 23 de março, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou os dois primeiros casos de dengue tipo 4 no estado. Segundo o secretário Sérgio Côrtes, a confirmação foi dada pela Fiocruz.

As infectadas, conforme informações da secretaria, são as irmãs e estudantes universitárias Caroline, de 22 anos, e Bárbara, de 21, que estão em casa e passam bem. Uma delas precisou ser internada, com fortes dores abdominais.

Centro de hidratação

Para enfrentar a doença, a Prefeitura do Rio criou 13 novos centros de hidratação para combater o avanço da dengue na capital fluminense. Com mais de 10 mil casos registrados, a cidade tem nos locais, que funcionam dentro de postos de saúde, estrutura para aplicação de soro e realização de exames de plaquetas nos pacientes. Os postos funcionam todos os dias, das 8h às 20h, inclusive em feriados e fins de semana.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições