MENU

Rio transborda e inunda 60 casas de ribeirinhos em Pirapora, em MG

Rio transborda e inunda 60 casas de ribeirinhos em Pirapora, em MG

Atualizado: Terça-feira, 22 Março de 2011 as 12:54

Cerca de 60 famílias estão desalojadas após um temporal em Pirapora, na Região Norte de Minas Gerais, nesta segunda-feira (21). De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil da cidade, o Rio São Francisco está quatro metros acima do nível normal e transbordou, nesta segunda-feira (21), segundo informações do órgão. Nesta terça-feira Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as comportas da barragem de Três Marias, tiveram que ser abertas por causa da chuva, o que provocou o aumento da vazão do rio. A barragem é administrada pela Cemig.

Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pirapora, casas da população ribeirinha das regiões conhecidas como Ilha do Coqueiro, Ilha da Pimenta e Ilha de Marambáia foram inundadas. Ruas do bairro Sagrada Família e do Bairro da Lagoa foram tomadas pela água. De acordo com informações do coordenador da Defesa Civil na cidade, Jair Gomes, as 60 famílias que tiveram as casas inundadas foram encaminhadas para residências de parentes e amigos. Ainda de acordo com ele, o órgão distribuiu cestas básicas e colchões para as pessoas atingidas.

De acordo com a Cemig, a vazão do rio diminuiu nesta terça-feira (22) e as comportas da barragem de Três Marias permanecem abertas. A Cemig informa que alertou a população sobre a abertura das comportas e o aumento do nível do rio, no domingo (20), por meio de rádio e de avisos a ribeirinhos. Nesta terça-feira (22), não há previsão de abertura de mais comportas da represa de Três Marias, segundo a companhia. A empresa informou que vai se pronunciar sobre o assunto por meio de nota.      

veja também