MENU

Rio+20 ainda não tem plano B para caso defracasso no acordo até sexta

Rio+20 ainda não tem plano B para caso defracasso no acordo até sexta

Atualizado: Quinta-feira, 14 Junho de 2012 as 2:38

Raphael Gomide

A Rio+20 ainda não tem um \"Plano B\" para o caso de os negociadores do documento principal não chegarem a um acordo até esta sexta-feira (15) sobre as inúmeras questões ainda em discussão.

O número 2 da Rio+20, Nikhil Seth, admitiu nesta quinta-feira (14) que no caso de isso acontecer, ainda não há uma solução prevista e acordada entre os atores.

\"Ainda não sabemos o que vai acontecer. O grupo de trabalho terá de chegar a um fim e ter um plano de consulta, mas por enquanto ainda não temos a resposta para essa pergunta\", afirmou Seth, em entrevista.

Uma possível solução seria estender o prazo das conversas para o fim de semana e até para a semana que vem, antes da chegada dos chefes de Estado. Isso, porém, contrariaria a intenção do secretariado da Rio+20, que pressiona os negociadores a apressar o passo a fim de finalizar tudo até esta sexta. \"A discussão pode ir até o último minuto, é difícil dizer até quando vai, mas isso depende das nações e ainda não foi tratado. Se tivesse de dizer qual seria o limite, eu diria semana passada. Gostaríamos de um final logo, porque há muitos outros eventos e resultados que esperamos da Rio+20 além do documento e gostaríamos de ver isso logo.\"

\"Não estamos indo tão rápido quanto deveríamos e agora só nos resta um dia até o encerramento. Não podemos receber novas ideias mais, mas precisamos chegar a um fim o mais rapidamente possível\", disse Seth.

Em termos estatísticos, apenas 25% do documento estão acordados até agora, a um dia do encerramento dos debates.

De acordo com Seth, porém, \"estatísticas sempre mentem e não refletem o nível de solução atual\".

Ele explica que cinco pontos principais travam essencialmente esses 75% do documento, e que uma vez resolvidos os problemas, haverá uma torrente de parágrafos liberados. 

 

Leia também:  GUIAME

veja também