MENU

RJ: Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Finados

RJ: Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Finados

Atualizado: Quinta-feira, 29 Outubro de 2009 as 12

No fim de semana e no feriado do Dia de Finados, segunda-feira, 2 de outubro, alguns serviços vão funcionar em esquema especial. O G1 preparou um guia com o que abre e fecha no feriado prolongado.

Shoppings

Os shoppings da Gávea, Leblon, Tijuca e Norte Shopping vão repetir na segunda, dia 2, o mesmo horário de domingo, com a praça de alimentação funcionando das 12h às 22h e lojas das 15h às 21h.

Já as lojas do BarraShopping e o New York City Center, na Barra da Tijuca, também vão funcionar das 15h às 21h no domingo e feriado; abrem um pouco mais cedo, em relação a outros shoppings, as praças de alimentação, drogarias e áreas de lazer, que funcionarão das 10h às 23h.

A Saara - a área de comércio formada pelos comerciantes da Rua da Alfândega e adjacências - abre normalmente no sábado (31), das 9h às 16h. Mas o comércio no local fica fechado no domingo, dia 1º, e no feriado.

Estradas

A Autopista Fluminense, que administra a BR-101, começa a operar um esquema especial a partir da zero hora de sexta-feira, dia 30. Serão colocados ao longo das estradas guinchos e veículos de inspeção extras. De acordo com a concessionária, os horários de maior movimento de veículos deve acontecer entre às 16h e a meia-noite de sexta e das 6h às 14h de sábado.

A Dutra (BR-116, Rio-São Paulo) inicia na tarde de sexta a operação especial de orientação e atendimento aos motoristas e passageiros. Segundo a NovaDutra, a concessionária que administra a via, o fluxo deve ser intenso entre as 16h e 21h de sexta. Cerca de 170 mil veículos devem deixar o Rio pela Dutra neste feriado de Finados.

Cemitérios

Os cemitérios São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, de Irajá, na Zona Norte, de Jacarepaguá, na Zona Oeste, da Ilha do Governador, e de Realengo, também na Zona Oeste, terão seus portões abertos a partir das 6h da manhã e serão fechados quando o último visitante deixar o local.

Trens, Barcas e Metrô

O Metrô funcionará no domingo e no feriado das 7h às 23h. Já as barcas vão funcionar com intervalos de 30 minutos entre Rio e Niterói.

Na sexta-feira, a ligação Mangaratiba-Ilha Grande ganha um horário extra, às 21h30. Já na segunda, dois horários extras reforçam o trajeto entre Ilha Grande e Mangaratiba. As viagens acontecem às 10h15 e 14h15.

Para o feriado, a SuperVia, empresa que administra os trens urbanos do Rio, divulgou um esquema especial. Na segunda-feira, o horário de funcionamento será das 4h39 até as 20h31.

No ramal de Saracuruna, o intervalo entre os trens será de uma hora. Em Belford Roxo, intervalos de 90 minutos, e em Santa Cruz e no ramal de Japeri, serão intervalos de 40 minutos.

Ruas interditadas

Haverá interdição ao tráfego de veículos na Rua Cordeiro da Graça, no trecho entre a Avenida Rodrigues Alves e o acesso a Rodoviária Novo Rio, das 15h de sexta às 12h de sábado, e das 15h do de segunda-feira até as 12h de terça, dia 3.

veja também