MENU

RJ espera 2 milhões em cemitérios

RJ espera 2 milhões em cemitérios

Atualizado: Quarta-feira, 2 Novembro de 2011 as 10:01

Do G1 RJ

Pelo menos dois milhões de visitantes devem passar pelos cemitérios do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (2), feriado de Finados. De acordo com a Santa Casa de Misericórdia, responsável pela administração de 13 cemitérios e um crematório na cidade, só o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, deve receber cerca de um milhão de visitantes. Os portões dos cemitérios da cidade foram abertos às 6h. Os visitantes começam a chegar e o movimento neste início de manhã é tranquilo.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará missas de hora em hora, durante todo o Dia de Finados, em cada um dos cemitérios da Santa Casa. O arcebispo Dom Orani Tempesta rezará missa às 8h no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio.

A Santa Casa pede à população que não coloque água nas sepulturas para evitar a proliferação de mosquitos e orientou pais a identificarem suas crianças com cartões com nome do responsável e telefone.

saiba mais Cemitérios do Rio terão esquema especial de trânsito no Dia de Finados Veja o que abre e o que fecha no feriado de Finados no Rio Outro pedido da Santa Casa aos visitantes é que não entrem nos cemitérios com papel celofane ou qualquer outro tipo de invólucro de flores, deixando-os na porta dos cemitérios. As velas devem ser acesas no Cruzeiro ou nos locais determinados pela administração. Dentro dos cemitérios, segundo a Santa Casa, não será permitida a venda de refrigerantes, flores, velas, entre outros.

As polícias Civil e a Militar, a Defesa Civil, a Guarda Municipal e o Juizado de Menores farão a segurança dos visitantes, junto com o Corpo de Segurança da Santa Casa e com apoio de escoteiros.

Segundo a Santa Casa, em caso de dúvida, os visitantes devem se dirigir a funcionários que estarão identificados com crachás e não pedir ajuda a estranhos. Para ajudar na localização de sepulturas, basta fornecer o nome do falecido ou a data do sepultamento.

Trânsito

A prefeitura preparou um esquema especial de trânsito na região dos principais cemitérios para o Dia de Finados (2). No Cemitério de São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, será permitido o estacionamento na Rua Real Grandeza, entre a Voluntários da Pátria e a General Polidoro, das 6h às 20h. Já na Rua General Polidoro, entre Real Grandeza e Assis Bueno, o estacionamento será proibido em ambos os lados, exceto no largo junto à entrada do cemitério.

Quem for ao Cemitério do Caju, na Zona Portuária, deve ficar atento ao regime de mão única na Avenida Monsenhor Manoel Gomes, entre a Avenida Brasil e a Rua General Sampaio. O local terá estacionamento organizado pela prefeitura. As informações são da Secretaria municipal de Transportes.

veja também