RJ inaugura serviço de informações sobre lei antifumo

RJ inaugura serviço de informações sobre lei antifumo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A Secretaria estadual de Saúde inaugura, nesta quinta-feira, dia 5, um serviço de informações sobre a lei antifumo. A partir do próximo dia 18, passa a ser proibido fumar em locais fechados ou parcialmente fechados, com cobertura, no Rio.

De acordo com dados da Secretaria, o estado gasta por ano cerca de R$ 52 milhões para tratar doenças como derrame e câncer de pulmão, tanto em pacientes que fumam quanto em pessoas que convivem com fumantes, os chamados fumantes passivos.

Lei para proteger a população não fumante

O pneumologista Waldir Leopércio, assessor de projetos da Secretaria estadual de Saúde, explica que o motivo da lei antifumo é proteger a saúde da população do fumo passivo. Segundo ele, não será permitido fumar em locais onde se tenha certeza da dissipação da fumaça.

"Num ambiente que seja fechado ou parcialmente fechado com uma cobertura lateral ou superior, não vai ser permitido fumar. Por isso, o estado está lançando dois canais para que a população possa tirar suas dúvidas e saber onde pode ou não fumar. Um é o número 0800-0022-00-22, que começa a funcionar às 9h desta quinta-feira, dia 5. O outro é o site: www.riosemfumo.rj.gov.br", disse Leopércio.

Segundo o pneumologista, a lei deverá ser mais educativa do que punitiva. Mas estão previstas punições para os donos dos estabelecimentos que não cumprirem a nova lei.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições