MENU

RJ vai ganhar duas novas hidrelétricas de pequeno porte

RJ vai ganhar duas novas hidrelétricas de pequeno porte

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 9:29

O Rio de Janeiro vai ganhar duas novas hidrelétricas de pequeno porte. As usinas vão ficar entre os municípios de Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana. De acordo com o projeto, as usinas vão reduzir os riscos de inundações na Serra. As duas centrais elétricas vão produzir energia para abastecer 30 mil casas, o suficiente para suprir as necessidades de metade das casas de Teresópolis, por exemplo.

“Você tem uma energia mais estável e isso significa menos queima de aparelhos domésticos. E mais segurança para as usinas de pequeno porte”, explicou Raimundo Lopes, assessor da Secretaria de Meio Ambiente.

As obras devem começar no próximo ano e gerar 500 empregos diretos e dois mil indiretos. A obra, de uma empresa particular, vai custar R$ 100 milhões. As prefeituras dos dois municípios vão apenas acompanhar as obras.

Os estudos iniciais foram aprovados pelo Instituto Nacional do Ambiente, e a construtora aguarda a autorização do Inea para começar a erguer as barragens, já que uma área equivalente a dez campos de futebol será inundada.

A empresa responsável pelas usinas afirmou que não será preciso retirar os moradores de suas casas.            

veja também