Rocinha deve ganhar 19ª UPP do Rio nos próximos dias

Rocinha deve ganhar 19ª UPP do Rio nos próximos dias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

A Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, deve receber a 19ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio nos próximos dias. A data ainda não confirmada pela Secretaria de Segurança Pública, mas a expectativa é que a ocupação aconteça ainda neste fim de semana. Enquanto isso policiais fazem rondas na região e o clima entre os moradores é de expectativa. O Batalhão de Choque mantém 80 homens na Rocinha e no Vidigal.

Na madrugada desta quinta-feira (10), a polícia deu um grande passo para exterminar o tráfico na comunidade, com a prisão do traficante Antônio Bonfim Lopes, conhecido como "Nem". Ele é apontado como chefe do tráfico de drogas da Rocinha.

Em entrevista por telefone ao Bom Dia Brasil, o secretário de Segurança Pública , José Mariano Beltrame, disse nesta manhã que os criminosos da Rocinha demonstraram fragilidade antes da ação realizada durante a madrugada , que terminou com a prisão de 15 pessoas, entre elas, Nem. O secretário, no entanto, se esquivou de confirmar a data da ocupação da comunidade. “Essa informação a gente ainda mantém ela sob sigilo, face a há uma operação combinada que já começou há bastante dias atrás e nós ainda temos alguma coisa ainda a ser investigada, a ser processada para determinar efetivamente quando isso vai se dar.”

Cabral pediu apoio ao Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa vai mandar homens da Marinha e equipamentos militares para a ocupação da Rocinha. Apesar do ministério não confirmar formalmente a participação na operação, o pedido de apoio logístico ao Ministério da Defesa foi feito há cerca de dez dias pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). A informação foi publicada inicialmente no site do Jornal Extra .

A Marinha usará na operação os mesmos blindados utilizados na tomada das comunidades do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, no Rio, os chamados Clanfs (carros lagartas anfíbios). Os blindados serão operados por fuzileiros navais e também ajudarão no transporte dos policiais militares durante a entrada no morro.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições