Rodízio de carros volta a valer em São Paulo

Rodízio de carros volta a valer em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
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O rodízio municipal de veículos da capital paulista, suspenso desde o dia 26 de dezembro, voltou a vigorar nesta segunda-feira (20).
A restrição abrange a circulação de veículos no Minianel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h, de acordo com o final da placa e o dia da semana. Nesta segunda, não podem circular carros com placas cujos finais sejam 1 e 2.
 
O Minianel Viário, conhecido como Centro expandido, é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D'Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
 
O motorista que circula em locais e horários não permitidos comete infração de trânsito de nível médio, que resulta em multa de R$ 85,13 e acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação.
Inicialmente suspenso até o dia 10 de janeiro, o rodízio municipal de veículos teve sua interrupção prorrogada por mais uma semana, porque não houve registro de lentidões significativas na capital nesse período.
 
Ampliação
Um estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresentado no dia 9 de janeiro apontou que o rodízio de veículos em São Paulo deve ser ampliado em 371 km de vias além da região central.
Ao todo, 400 vias arteriais da cidade devem entrar na restrição. As vias arterias são geralmente controladas por semáforos, ligam as vias secundárias e locais e possibilitam a integração entre regiões da capital.
Sobre a provável data de início da nova restrição, a CET diz que pode ser em março ou abril. "Esse é o calendário que estamos propondo, mas evidentemente vamos passar pelo crivo do conselho para debater o assunto e verificar a melhor maneira de circulação dos carros em São Paulo", disse o secretário municipal de Transportes e presidente da CET, Jilmar Tatto.
 
Caso o novo modelo proposto seja adotado, o ganho de velocidade média na cidade, no horário de pico da manhã, seria de 8,5%, passando de 18,9 km/h para 20,5 km/h. A lentidão na capital diminuiria 13%, segundo a CET.
Já nas vias arteriais da capital, a velocidade média passaria de 15 km/h para 16,8 km/h, e a lentidão nas vias cairia 20,3%. Nas vias coletoras, a velocidade média passaria de 12,9 km/h para 13,4 km/h, um aumento de 3,8%, e o congestionamento reduziria 3%. De acordo com a CET, o novo modelo de rodízio permitiria a circulação entre os bairros, já que é possível transpor ou cruzar vias restritas.
 

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