MENU

Ruas de SP terão 154 fiscais para multar quem ignorar pedestre

Ruas de SP terão 154 fiscais para multar quem ignorar pedestre

Atualizado: Sábado, 6 Agosto de 2011 as 9:27

A fiscalização dos motoristas que desrespeitarem a prioridade dos pedestres será feita por um contingente de 154 marronzinhos, a partir de segunda-feira, nas regiões central e da avenida Paulista.

Após campanha, área de proteção a pedestres tem falha

CET amplia campanha de pedestre para escolas de SP

Multa por desrespeito a pedestre começa no dia 8

'Gesto do pedestre' é pouco respeitado em São Paulo

Eles foram treinados nos últimos dias pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e estarão divididos em três turnos para aplicar multas de até R$ 191,53.

Por exemplo, aos condutores que não pararem para permitir a passagem de quem está a pé nos lugares onde existe faixa de travessia sem que haja um semáforo.

Outra infração que será fiscalizada (R$ 127,69) é a do carro que, ao fazer a conversão, não dá a vez ao pedestre que atravessa a transversal.

Oficialmente, a CET diz que haverá só uma intensificação da fiscalização. Na prática, porém, os agentes costumavam fazer vistas grossas para esse tipo de infração.

As multas serão aplicadas a partir de segunda na região do centro e da Paulista porque elas foram as primeiras a receber, em maio, a campanha de proteção aos pedestres e contra atropelamentos.

Alguns fiscais da CET acumularão a fiscalização com outras, como a de Zona Azul.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress A partir de 2ª os marronzinhos vão multar os motoristas por desrespeito ao pedestre; 154 pessoas farão fiscalização A divulgação na TV prometida pela prefeitura, porém, deve começar apenas nas próximas semanas. A CET nega falha --alega que pesquisas mostraram haver conhecimento do programa.

Os motoristas serão alertados sobre a fiscalização com 142 faixas espalhadas pelas ruas com as inscrições: "Pare antes da faixa. Evite multas e pontos na carteira" e "A faixa é do pedestre. Evite multas e pontos na carteira".

Nos últimos três meses, a CET diz que também houve a troca de 63 semáforos de pedestres por equipamentos com contagem regressiva.

GESTO DO PEDESTRE

A CET decidiu reforçar a recomendação para que os pedestres façam um gesto (estendendo um braço à frente do corpo) para deixar claro que querem atravessar.

Ele deve ser usado nas faixas de travessia e, na sua inexistência, na continuação da calçada nos cruzamentos. O condutor tem que dar prioridade ao pedestre independentemente desse gesto.

Mas, segundo Nancy Schneider, da CET, os casos em que houver esse braço estendido também ajudarão a caracterizar a infração.  

veja também