Árvores centenárias de Campo Grande recebem tratamento especial

Árvores centenárias de Campo Grande recebem tratamento especial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

As árvores centenárias de Campo Grande receberão tratamento especial nos próximos dois meses. A prefeitura da capital começou o trabalho de recuperação na terça-feira, 20 de outubro. Cerca de 80 árvores centenárias serão adubadas e tratadas para evitar pragas.

As primeiras árvores cuidadas serão as da Avenida Afonso Pena. O engenheiro florestal Rubens Nogueira disse que os trabalhos consistem em podar os galhos para que eles não atrapalhem a iluminação da avenida. Além disso, devem ser retirados os cupins e formigas das árvores. "Essas árvores são antigas e precisam de um trabalho diferenciado", afirmou o engenheiro.

Segundo o chefe de divisão de fiscalização de parques e áreas verdes de Campo Grande, Orsival Simões Júnior, a iniciativa deve chegar a outros lugares da cidade. "Além da Avenida Afonso Pena, também devem ser tratadas as árvores centenárias da Avenida Mato Grosso e outras pela cidade", disse Simões Júnior ao G1.

Ele ainda disse que a medida é preventiva. "Tirar as pragas, cupins, formigas é para previnir que estas árvores caiam e causem um grande estrago", afirmou.

Para o prefeito Nelson Trad Filho, as árvores são patrimônio histórico da cidade e devem ser preservadas. "Todas estas espécies já estão próximas dos cem anos. Nós devemos preservá-las para garantir o embelezamento e a qualidade de vida de nossa população", disse.

Os resultados devem ser avaliados em um ano e meio. "Vamos catalogar todas as espécies que estão próximas dos cem anos. Queremos aumentar o tempo de vida dessas espécies. Quando elas são bem tratadas chegam aos 400 anos", afirmou o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições