Sábado é dia de vacinação contra a paralisia infantil no Rio

Sábado é dia de vacinação contra a paralisia infantil no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

A Prefeitura do Rio promove no próximo sábado (14) a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, para crianças de 0 a 4 anos de idade (5 anos incompletos). A Secretaria municipal de Saúde vai oferecer 650 mil doses da vacina em 950 postos fixos e volantes em toda a cidade. Os locais de vacinação - unidades de saúde, praças, escolas, igrejas e outros - funcionarão das 8h às 17 horas.

A expectativa da secretaria é vacinar cerca de 388 mil crianças nesta etapa, o que corresponde a 95% da população com menos de 5 anos. Na primeira etapa, realizada em junho, foram imunizadas 361 mil crianças

Aproximadamente 5 mil profissionais estão envolvidos na campanha. No dia da vacinação, médicos e enfermeiros estarão de plantão nos postos para esclarecer as dúvidas da população.

A vacina contra a paralisia infantil não tem contra-indicações. Apenas em caso de doenças graves, a criança não deve tomar a gotinha. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e mesmo que ela esteja atrasada, a criança pode receber a nova dose.

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda transmitida por vírus que age como infecção ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. No ano passado, foram aplicadas mais de 762 mil doses nas duas etapas da campanha. A poliomielite está erradicada há 21 anos no município e, para que permaneça assim, a vacinação anual é muito importante.

Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Telessaúde, no 3523-4025, que funciona 24 horas. A relação dos postos também poderá ser encontrada na internet, na página da secretaria .  

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições