Saiba a situação de vias e serviços afetados pela chuva em São Paulo

Saiba a situação de vias e serviços afetados pela chuva em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo entre a noite desta segunda-feira (10) e a madrugada de terça (11) provocou congestionamento na Marginal Tietê, a interrupção de um trecho da CPTM e falha na Linha 3-Vermelha do Metrô. O rodízio municipal de veículos foi suspenso.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a cidade apresentava, por volta das 8h30, 37 pontos de alagamento, 26 deles intransitáveis. Alguns foram formados ainda na segunda.

Veja a seguir um resumo da situação:

Trânsito:

Por volta das 8h30 desta terça-feira, a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de São Paulo registrava 86 km de lentidão na cidade . O índice é considerado dentro da média.

A CET recomendou que os motoristas evitem a Marginal Tietê devido aos diversos pontos de alagamento registrados na via, alguns deles intransitáveis. Como alternativa, recomenda a Radial Leste – que apesar de também ter trânsito complicado, não tem alagamentos.

No sentido Castello Branco da Marginal Tietê, há pontos de alagamento que bloqueiam totalmente as pistas ou dificultam a passagem na altura da Ponte das Bandeiras e Ponte do Limão. No sentido Ayrton Senna há interdições na altura das pontes do Tatuapé, Bandeiras e Jânio Quadros.

(Para mais informações sobre o trânsito em São Paulo, você pode acompanhar as câmeras do G1 , em vídeo, ou consultar a tabela com as condições das principais vias .)

De acordo com o CGE, o Rio Tietê transbordou em quatro pontos: no posto da Dutra, na Ponte do Piqueri, na Barragem Móvel e na região do Limão.

Outros pontos da cidade também ficaram em alerta durante a madrugada devido ao transbordamento de rios e córregos, mas já tiveram sua situação melhorada - Butantã, Sé, Lapa, M’Boi Mirim e Freguesia do Ó. O restante da cidade ficou em atenção até às 4h40 desta madrugada.

Rodízio:

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de carros nesta terça-feira (11) . Com isso, carros com placas final 3 e 4 poderão circular livremente na cidade entre 7h e 10h e 17h e 20h, horários antes restritos.

No caso dos caminhões, o rodízio não foi suspenso. Entretanto, os veículos de carga podem circular até 12h na Marginal Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes. A medida foi tomada porque diversos caminhões estão presos nos congestionamentos.

Metrô e CPTM:

A circulação de trens foi interrompida por volta das 8h20 no trecho entre as estações Caieira e Franco da Rocha , da Linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por causa de um alagamento. Às 9h, as composições voltaram a circular normalmente .

Segundo a CPTM, o sistema PAESE (transporte gratuito por ônibus) foi acionado. Porém, o alagamento que atinge toda a região dificulta também a circulação dos ônibus.

No metrô, as composições operavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Corinthians-Itaquera e Patriarca por volta das 8h, devido a falha em um equipamento de via na Linha 3-Vermelha .

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, o problema ocorreu às 7h23. Não houve interrupção da circulação. Entretanto, ela ocorria por via única, com alternância nos sentidos, no trecho afetado.

Segundo o Metrô, os usuários eram orientados pelo sistema de som. Equipes de manutenção estavam no local.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições