Saiba como e onde sacar o PIS

Saiba como e onde sacar o PIS

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

O Programa de Integração Social, conhecido com o PIS, foi criado pelo governo federal e tem a finalidade de promover a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Ele completou 40 anos na última sexta-feira (20). Apesar de ser um benefício adquirido pelos trabalhadores, muita gente não sabe como ter acesso. Para recebê-lo, é preciso se cadastrar na Caixa Econômica Federal (CEF).

Como funciona

O cadastramento no PIS é feito pelo empregador, na primeira admissão do trabalhador, por meio do formulário Documento de Cadastramento do Trabalhador (DCT), que pode ser impresso na página de documentos da CEF .

Depois disso, o empregado recebe um cartão contendo o seu número de inscrição. Esse documento permite a consulta e saques dos benefícios sociais a que o trabalhador tem direito, como FGTS e seguro-desemprego, por exemplo.

Documentos necessários para saque

Para sacar o PIS é preciso apresentar a seguinte documentação:

- documentos de identificação do solicitante (trabalhador, ou dependente legal, ou representante legal ou procurador);

- carteira de identidade;

- carteira de habilitação (modelo novo), observado o prazo de validade, se houver;

- carteira funcional reconhecida por Decreto;

- identidade militar;

- carteira de identidade de estrangeiros;

- passaporte emitido no Brasil ou no exterior;

- CTPS.

Outras informações estão no site da CEF , ou pelo telefone 0800 726 01 01.

Postado por: Thatiane de Souza

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