MENU

Saiba como identificar se a revenda de gás no RJ é legalizada

Saiba como identificar se a revenda de gás no RJ é legalizada

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 9:03

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em parceria com o Sindicato Nacional das empresas distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (Sindigás), lançou nesta quarta-feira  (17) uma campanha de identificação das revendas legais no estado do Rio.

De acordo com estimativas da ANP, o estado do Rio de Janeiro conta com uma rede de 1.504 pontos de vendas legais do gás LP. Para cada ponto de venda regular há um irregular, totalizando cerca de 1,5 mil pontos de venda informais.

São comercializados mensalmente no estado do Rio de Janeiro cerca de 3,4 milhões de botijões, o que corresponde a 7,65% do mercado nacional. No Brasil, há 45 mil revendas legais e outras 45 mil que atuam irregularmente.

Números do setor

- O gás LP é distribuído em todos os 5.561 municípios brasileiros. Está presente em cerca de 53 milhões de lares, atingindo 95% dos domicílios nacionais. O setor reúne mais de 350 mil trabalhadores diretos e indiretos;

- A cada mês, são vendidos 33 milhões de botijões em todo o país;

- O setor conta com 22 distribuidoras e 40 mil revendas.

Como saber se o revendedor é legalizado

Para saber a diferença ente um revendedor legal ou não, o consumidor pode pedir para conferir a autorização do comerciante ou ligar para o serviço de atendimento ao cliente de sua distribuidora preferida e pedir a indicação de uma revenda credenciada.

Outra alternativa é verificar se o estabelecimento consta no site da ANP ou ligar para o 0800 970 0267, da agência.

O interessado também pode tirar dúvidas pelo site do Sindigás .      

veja também