Saiba evitar acidentes com aparelhos elétricos em caso de enchentes

Saiba evitar acidentes com aparelhos elétricos em caso de enchentes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O volume de chuvas registrado na Grande São Paulo desde o primeiro dia de janeiro é quase o dobro do esperado para o todo o mês. Por isso, durante e após as enchentes é necessário redobrar os cuidados com a rede elétrica das casas para evitar acidentes como curto circuito e danos em equipamentos. É preciso, por exemplo, evitar o contato com tomadas e lâmpadas e saber a hora certa para religar TV e geladeira.

De acordo com a AES Eletropaulo, concessionária responsável por distribuir energia elétrica para mais de 15 milhões de habitantes, moradores que sofrem com inundações nas casas devem ficar atentos com a segurança ao utilizar energia elétrica. Marcelo Puertas, gerente de segurança da empresa, explica que é necessário desligar a energia. “A água entra na tubulação da rede elétrica.”

Não é recomendado testar se o eletrodoméstico está funcionando. “Só um técnico pode testar. Existe risco de choque e até de morte. É preciso ter certeza que o eletrodoméstico está 100% seco.”

Em casas com alguns fios soltos é preciso também alguns cuidados. “A fiação primária tem 13 mil volts. Qualquer contato é fatal. O certo é entrar em contato com a Eletropaulo e jamais chegar perto da fiação”, orienta o gerente de segurança.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições