Saiba mais sobre o vice-presidente José Alencar

Saiba mais sobre o vice-presidente José Alencar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Natural de Muriaé, na Zona da Mata mineira, o vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva já foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.

Sua vida profissional começou aos 14 anos de idade, quando deixou a casa dos pais para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. Ganhava 600 cruzeiros por mês.

Em 1967, fundou em Montes Claros a Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas), que iria se tornar um dos maiores grupos industriais têxteis do país.

Como empresário, José Alencar chegou a presidir o sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), além de ter sido vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Sua participação na política começou em 1994, quando candidatou-se ao governo de Minas. Em 1998 foi novamente candidato, desta vez ao Senado, elegendo-se com quase três milhões de votos. Em 2002, compôs a chapa vitoriosa do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que foi repetida nas eleições de 2006.

Desde 1997 o vice-presidente luta contra um câncer e já passou por diversas cirurgias e sessões de quimioterapia para combater tumores no rim, próstata e abdome, além de se submeter, sem sucesso, a um tratamento experimental fora do país.

Em setembro de 2009 ele retomou as sessões de quimioterapia após exames apontarem novos tumores. Os bons resultados do tratamento fizeram com que Alencar lançasse o seu nome para uma possível candidatura ao governo de Minas ou uma cadeira no Senado nas eleições de outubro deste ano.

No entanto, Alencar anunciou em abril deste ano que não vai disputar as eleições. O vice-presidente admitiu que foi aconselhado por médicos a desistir de uma candidatura, já que ainda precisa fazer novas sessões de quimioteria.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições