Saiba quando serão entregues os novos trechos da Marginal Tietê

Saiba quando serão entregues os novos trechos da Marginal Tietê

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Quem tem como caminho a Marginal Tietê anda tendo vida difícil nos últimos tempos em São Paulo. As obras para construção de novas faixas nos dois sentidos da via têm causado interdições tanto na própria marginal quanto em algumas pontes, deixando o tráfego mais lento.

Entretanto, ainda é preciso paciência: se tudo correr dentro dos prazos previstos pela Dersa, concessionária responsável pelas obras, elas só devem acabar no dia 27 de março de 2010.

A data marca a entrega do último trecho na nova pista central da marginal. O primeiro foi entregue na sexta-feira, dia 23. Foram 3,4 km de novas faixas em dois trechos no sentido Castello Branco, entre a Ponte da Freguesia do Ó e da CPTM e da Rodovia Presidente Dutra até a Ponte do Tatuapé. Atualmente, a marginal tem em sua extensão de seis a nove faixas. Com a expansão, ela passará a ter de 9 a 14 faixas, dependendo da região.

De acordo com a Dersa, a previsão é de que um novo trecho seja inaugurado a cada 45 dias. A próxima liberação está prevista o dia 30 de novembro. Na ocasião, a concessionária deve liberar mais 6,5 km de faixas na nova pista central, em cinco trechos espalhados pelos dois sentidos.

No dia 14 de janeiro, está prevista a entrega de mais 6,2 km de novas faixas, em quatro trechos - dois no sentido Castello Branco e dois no sentido Ayrton Senna. Em 28 de fevereiro, a Dersa planeja finalizar as obras em 9,6 km - 7,6 km no sentido Ayrton Senna e 2 km no sentido Castello Branco.

Já em 27 de março deve ocorrer a entrega dos três últimos trechos, localizados nos dois sentidos, de 4,1 km no total. A expectativa da prefeitura é de que, com a entrega dos 30 km de novas pistas, a melhoria na velocidade média dos veículos na marginal seja de 35%.

Entretanto, a data não representa o fim das obras: alterações nos complexos viários e viadutos devem ser finalizadas apenas em setembro.

Pontes

Além das obras nas pistas, cinco pontes que atravessam a Marginal Tietê passarão por obras até o início de fevereiro. Três delas foram parcialmente interditadas há uma semana ? Freguesia do Ó, Vila Maria e Casa Verde. No dia 1º de novembro, começa a interdição da Ponte do Limão, e no dia 7 do mesmo mês, a da Ponte das Bandeiras.

As obras, feitas para aumentar o comprimento das pontes, que terão que atravessar uma marginal mais larga, serão feitas em etapas para que o impacto no trânsito não seja tão grande. Quando todas as faixas de um sentido precisarem ser interditadas, o oposto funcionará em mão dupla.

Na Ponte da Freguesia do Ó, as obras devem ser encerradas no dia 1º de janeiro de 2010. Na da Vila Maria, a liberação deve ocorrer no dia 5 de janeiro. Na Ponte do Limão, os trabalhos devem ficar prontos em 13 de janeiro. A Ponte da Casa Verde deve ser entregue em 5 de fevereiro. E, finalmente, a Ponte das Bandeiras deve ter suas obras terminadas em 8 de fevereiro.

Além da interdição nas pontes, os acessos da pista local para a Freguesia do Ó e a Casa Verde foram interditados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em uma tentativa de melhorar a fluidez na via. Com isso, os motoristas precisam fazer desvios por ruas do bairro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições