Santa Catarina quebrou recorde na geração de emprego em maio

Santa Catarina quebrou recorde na geração de emprego em maio

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Maio foi um mês de destaque para a geração de emprego em Santa Catarina. O saldo foi 5.438 vagas criadas, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1996.  

Conforme os dados divulgados pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine) na segunda-feira, a indústria continua sendo a responsável por impulsionar o crescimento. O desempenho negativo ficou com a agropecuária, que fechou 2.028 postos de trabalho.  

No acumulado do ano, foram criados 60.197 postos de trabalho, também recorde para o período, e uma alta de 470% sobre 2009. Nos cinco primeiros meses do ano passado, ainda sob o impacto da crise financeira do ano passado, foram abertas apenas 10.552 vagas.  

No resultado dos últimos 12 meses, o Estado bate outro recorde, rompendo a barreira dos 100 mil postos de trabalho abertos entre junho de 2009 e maio deste ano.  

Ranking  

Pelo ranking por municípios, Joinville, no Norte, foi a cidade que mais gerou emprego. Foram 8.807 vagas.  

O Brasil, em geral, também está bem. O saldo foi de 298.041 mil postos em maio, o melhor resultado para o mês. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, acredita que junho registre um outro recorde.  

Entre os motivos, estão a Copa Mundo, a proximidade das eleições e a nova safra de grãos. O mercado de trabalho brasileiro deverá gerar cerca de 320 mil postos formais, prevê o ministro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições