Santa Catarina tem 144 casos suspeitos de leptospirose

Santa Catarina tem 144 casos suspeitos de leptospirose

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina registrou 144 casos suspeitos de leptospirose em 18 municípios atingidos pelas chuvas. De acordo com os dados da secretaria, cinco casos já foram confirmados e 30 descartados.

Guabiruba, Itajaí, Joinville, São José e Guaramirim são os municípios com casos confirmados. Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Luis Antonio Silva, Joinville é o município com situação mais crítica: há 34 casos suspeitos da doença. Itajaí e Blumenau também têm alto índice de pessoas com suspeita da doença, 29 e 16 casos, respectivamente.

A Secretaria de Saúde está capacitando um grupo de 70 médicos do estado para atuar no tratamento da doença.

A leptospirose é contraída pelo contato com água ou lama contaminadas pela urina de roedores. O período de incubação da doença varia de um a 30 dias. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, tosse, alterações urinárias, hemorragias, vômitos e alterações dos níveis de consciência. Caso não seja tratada, a leptospirose pode levar à morte.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições