São Lourenço do Sul, no RS, sofre pior inundação em 70 anos

São Lourenço do Sul, no RS, sofre pior inundação em 70 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

A pior enchente que já atingiu São Lourenço do Sul, cidade de 43 mil habitantes a 191 km de Porto Alegre, causou prejuízos e deixou bairros inteiros cobertos de lama.Na zona urbana, a água alcançou três metros de altura na madrugada de anteontem, superando todas as marcas da inundação de 1941, que sobrevivia na memória local como a pior catástrofe natural da cidade.

Por volta das 12h30 de ontem, foi encontrado o corpo de Raul Estreito Júnior, 12, a sétima vítima da enxurrada. A Defesa Civil chegou a anunciar oito mortes, mas o número foi corrigido. Uma pessoa segue desaparecida.

A inundação formada pela forte chuva no arroio São Lourenço, riacho que corta a cidade, arrancou árvores pela raiz e invadiu as casas de pelo menos 15 mil pessoas.

O número de mortos só não foi maior porque a prefeitura alertou a população por meio de carros de som pouco antes da enchente.

Ontem, parte dos moradores começou a voltar para casa. Nas ruas, uma cena se repetia: pessoas enlameadas tentando limpar suas casas, apesar da falta de água encanada, e montando pilhas de móveis que viraram lixo.

A economia do município foi afetada. No porto de pescadores do bairro de Navegantes, dezenas de barcos foram jogados contra casas. Com cascos esmigalhados, outros afundaram. Ancoradouros e trapiches foram levados pelo dilúvio.

"Temos enchentes aqui às vezes, mas nunca nada perto disso", conta o dono de estaleiro Divino Vernetti, 69.

Pequenas fábricas, supermercados e lojas perderam todo o estoque nos bairros Navegantes e Barrinha, os mais atingidos. O calçamento cedeu lugar a crateras.

O prefeito José Nunes (PT) calcula que o prejuízo passe dos R$ 100 milhões. O governador do RS, Tarso Genro (PT), visitou o município e anunciou linha de crédito de R$ 50 milhões pelo Banrisul.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições