São Paulo registra 5,6 mil casos de dengue em 2010

São Paulo registra 5,6 mil casos de dengue em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

A capital paulista teve 5.676 casos confirmados de dengue este ano (até 10 de novembro). De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, a incidência é baixa – São Paulo tem 11 milhões de habitantes, cerca de 51,6 casos por 100 mil habitantes. Contudo, os números assustam se comparados com todo o ano de 2009, foram registrados 322 casos. A culpa deste aumento, segundo a Secretaria de Saúde, é das chuvas do começo do ano.

Dos 96 distritos pesquisados em São Paulo, os que tiveram até 10 de novembro mais casos de dengue foram: Campo Limpo (321) – que quase teve o mesmo número de casos do ano passado -, Vila Sônia (238), Jabaquara (214), Capão Redondo (193), Vila Andrade (192), Butantã (191) e Freguesia do Ó (173).

Essa semana, a secretaria intensificou o controle e espalhou os agentes pelos bairros da cidade. Além de casas, os agentes vão visitar, até a próxima sexta-feira (26), borracharias e ferros velhos, locais com mais chances de encontrar as larvas do mosquito.

A campanha nos bairros acontece todos os anos, nesta mesma época, para tentar prevenir novos casos no verão seguinte. O morador que quiser identificar os agentes que combatem a dengue antes de autorizá-los a entrar em casa pode ligar no 156.

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna - na maioria dos casos - e existem duas formas da doença: a clássica e hemorrágica.

A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata.

Já a dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença. Além dos sintomas da doença clássica é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e consequências como morte.

Vale lembrar que a doença não é contagiosa. A forma de transmissão é através do mosquito Aedes Aegypti , um inseto com menos de um centímetro, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições