MENU

São Paulo tem a madrugada mais fria desde 2003

São Paulo tem a madrugada mais fria desde 2003

Atualizado: Terça-feira, 28 Junho de 2011 as 11:06

A capital paulista teve a temperatura mais baixa em oito anos na madrugada desta terça-feira (28), com 6,1°C registrados na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura foi a mais baixa desde 2003, quando foi verificado 5,9°C em agosto. De acordo com o instituto, a massa de ar polar que está em São Paulo é seca e atua mais em regiões de baixadas da capital.

Frio no interior

Municípios do interior de São Paulo registraram na madrugada desta terça-feira (28) temperaturas abaixo de zero. Em Campos do Jordão, a 181 km da capital paulista, os termômetros chegaram a -3,8°C segundo o Inmet, a menor temperatura desde 1998, quando foi verificado -4,1°C.

E não foi apenas na cidade turística que o frio ficou abaixo do zero grau. Em Rancharia, município situado a 508 km de São Paulo, foi registrado -2ºC. Os termômetros ficaram em zero grau nas cidades de Valparaiso, na região de Araçatuba, e em São Miguel Arcanjo, próximo de Itapetininga.   Estado de atenção

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Defesa Civil municipal, colocou a cidade de São Paulo em estado de atenção às 18h desta segunda-feira (27). Segundo a Defesa Civil, a medida foi tomada após a temperatura na capital paulista atingir 12º C. Pela primeira vez neste ano o estado de atenção devido ao frio foi decretado. Segundo a Defesa Civil, a cidade entra em estado de alerta quando a temperatura fica mais baixa do que 10ºC.

Por volta da meia-noite, os termômetros da Avenida Paulista marcavam 8ºC. Quando faz 10ºC ou menos na cidade, assistentes sociais e funcionários da Defesa Civil circulam por bairros onde os moradores de rua costumam passar a noite e oferecem abrigo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, que mede a temperatura em várias regiões da capital paulista, registrou muito mais frio. Em Parelheiros, os termômetros chegaram a 2,6ºC. No Tremembé, a temperatura foi de 2,4ºC.        

veja também