São Paulo tem menos de 40% de área verde em seu território

São Paulo tem menos de 40% de área verde em seu território

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

O ambiente em que vivemos influencia a quantidade de poluição que respiramos. Onde há vegetação, o clima é mais fresco e, consequentemente, há menos poluentes no ar. Por isso, é preciso atenção na cidade de São Paulo – menos de 40% do território da capital paulista é coberto por áreas verdes.

Segundo um mapa feito pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a cobertura vegetal está concentrada no extremo sul, na região de Parelheiros, e no extremo norte, próximo à Serra da Cantareira. O restante da cidade tem poucas áreas verdes, e a situação é pior na Zona Leste.

No bairro do Itaim Paulista, por exemplo, vivem mais de 240 mil pessoas. Pelas contas da Prefeitura, cada morador do bairro tem menos de um metro quadrado de verde. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde, é de 12 metros quadrados de verde por habitante. Sem isso, não é possível respirar um ar de boa qualidade.

No estado de São Paulo, a cidade de Ubatuba, no litoral, tem a maior porcentagem de área verde – quase 90% do território do município é coberto por vegetação.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições