MENU

São Paulo tem mutirão de testes para HIV nesta quinta - 24

São Paulo tem mutirão de testes para HIV nesta quinta - 24

Atualizado: Quinta-feira, 24 Novembro de 2011 as 8:33

Começa nesta quinta-feira (24), em São Paulo , um programa que facilita e incentiva a realização dos testes de HIV. O Fique Sabendo é uma campanha da Secretaria de Estado da Saúde, que espera oferecer cerca de 100 mil exames gratuitos até 1º de dezembro, dia mundial de combate à Aids. Em todo o estado de SP, 500 municípios participam da campanha. Em quase metade deles – 244 –, os exames serão oferecidos em postos alternativos e horários estendidos. Na capital paulista, por exemplo, o Centro de Testagem do Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids – rua Santa Cruz, 81, próximo ao metrô Santa Cruz – ficará aberto de 9h às 16h no sábado (26).

A campanha, promovida em parceria com as secretarias municipais de saúde, deve envolver cerca de 40 mil profissionais. Dos 100 mil exames fornecidos, 25 mil são os testes rápidos, cujo resultado sai em meia hora.

A secretaria afirma que o diagnóstico precoce é importante para o tratamento correto da Aids, e que metade das mortes causadas pela doença acontecem porque são descobertas tardiamente.

O processo é feito de forma sigilosa, com atendimento individual. Caso o paciente seja diagnosticado com o HIV, será encaminhado para tratamento.          

veja também