Sarney manda publicar cassação de senador e Expedito Júnior deve sair do cargo

Sarney manda publicar cassação de senador e Expedito Júnior deve sair do cargo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:28

O senador Expedito Júnior, do PSDB de Rondônia, deve ser afastado nesta sexta-feira (30) do cargo. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), já mandou publicar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que mandou afastar imediatamente o senador, cassado por compra de votos.

A publicação no Diário do Congresso deve ocorrer nesta sexta-feira e, com isso, o tucano é automaticamente tirado do Senado. Quem assume a vaga é Acir Gurgacz, do PDT, derrotado nas eleições de 2006.

Expedito Júnior foi cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em junho deste ano, por compra de votos, mas continuou no cargo. Seus suplentes também foram cassados pelo TSE.

O STF determinou que a Mesa Diretora afaste o senador e dê posse a Acir, segundo candidato mais votado para o cargo no Estado.

Expedito Júnior já havia tido o mandato cassado pela Justiça Eleitoral em 2008. Recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que manteve seu afastamento. Mas continuou na vaga porque o Senado se negou a empossar Acir Gurgacz até que o Supremo decidisse a questão, o que acabou acontecendo.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições