Saúde do homem é tema de congresso de hospital universitário no Rio

Saúde do homem é tema de congresso de hospital universitário no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

Doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hipertensão arterial e disfunção sexual estão entre os temas que serão discutidos no 48º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O encontro começa hoje (23) e vai até sexta-feira (27).

Segundo o coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Ronaldo Damião, o congresso vai abordar as doenças que mais frequentemente acometem os homens, como o câncer de próstata, e o fato de eles não irem ao médico.

De acordo com o médico, não existe uma causa específica, mas várias causas que podem estar associadas ao câncer de próstata. O envelhecimento e o histórico familiar são fatores de risco importantes.

Damião afirmou que prevenir essas doenças significa viver de forma mais equilibrada e que a vida saudável é o melhor segredo na prevenção das doenças.

“Procurar ter uma vida saudável, boa alimentação, o mínimo possível de carne vermelha, sem cigarro, bebida alcoólica - exclusivamente de forma social - exercícios físicos, se afastar do estresse e fazer visitas periódicas ao médico”, completou.

Ele lembrou que a partir dos 40 anos aumenta a incidência dessas doenças, e que o check-up deve ser feito uma vez por ano.

Damião ressaltou que a disfunção sexual é uma doença mais frequente a partir dos 50 anos, mas que pode começar antes. Os motivos podem ser de ordem emocional, pela pressão arterial, diabetes e doenças neurológicas, entre outros.

O evento terá várias atividades de interação com o público. Estarão presentes profissionais de todas as áreas de saúde, alunos em formação e o público leigo que busca maiores esclarecimentos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições