'Se tivessem pedido, teria proposto uma nova eleição', diz Itamar

'Se tivessem pedido, teria proposto uma nova eleição', diz Itamar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Presidente do Brasil entre 1992 e 1994, Itamar Franco afirmou à Globo News, na terceira entrevista da série "Profissão:ex-presidente", exibida na noite desta quarta-feira (12), que propôs aos presidentes de partido que fosse feita uma nova eleição para a Presidência da República, assim que ele assumiu o cargo. Itamar assumiu a Presidência após a renúncia de Fernando Collor.

" Eu fiz uma reunião logo no início, no Palácio do Alvorada, com todos os presidentes de partido, e aí eu fiz uma proposta a todos. "Olha, eu assumi o governo pela Constituição e pela vontade de Deus, mas estou disposto, se os senhores entenderem [...], se os senhores quiserem, eu estou pronto a convocar as eleições. Eu fiquei quieto uns três minutos porque se eles tivessem me pedido, eu teria proposto ao país uma nova eleição presidencial", afirmou Itamar ao jornalista Carlos Monforte.

Itamar, recentemente eleito senador por Minas Gerais pelo PPS, diz que não costuma se apegar a mandatos. Ele criticou a postura do também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, devido à alteração na Constituição que permitiu a reeleição.

"O Fernando Henrique jamais disse que seria candidato à reeleição. E um dos primeiros atos dele foi colocar na Constituição Brasileira a reeleição. Eu considero até hoje um grande mal."

O ex-presidente afirmou que sua maior satisfação no governo foi a implementação do Plano Real, responsável pela estabilização da economia brasileira.

"Eu estou vendo aqui os seus operadores, são muito jovens, eu não sei se algum deles vai se recordar. O senhor, sim. Nós tínhamos uma inflação de 4% ao dia. Hoje, nós estamos com uma inflação que não chega a 5%, 6% ao ano", recordou.

Itamar afirmou que de início ficava magoado com Fernando Henrique quando o assunto era a paternidade do plano. Fernando Henrique foi seu ministro durante a criação do Plano Real. "Se ele [Fernando Henrique] quiser, que fique com o Plano Real para ele", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições