Seca deixa 25 municípios em emergência no Piauí

Seca deixa 25 municípios em emergência no Piauí

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) abriu as comportas de cinco barragens no Piauí. O estado já oficializou situação de emergência em 25 municípios.

Com a falta de chuva, a situação no sertão está complicada. Muitas famílias ficam dias sem ter uma água para o consumo. Os pequenos reservatórios secaram e, nos grandes, a água já está no fim. Nem as cisternas resistiram à escassez de chuva.

Em muitos povoados no sertão do Piauí, a água chega em caminhões. São quatro mil litros para cada família.

O motorista do caminhão Reginaldo Costa chega a trabalhar 12 horas por dia. Mesmo assim, não consegue atender a todo mundo que precisa de água. “Tem dia que eu saio de madrugada, chego em casa à noite e não dou conta de botar água para todo mundo. Tem muita gente passando sede e com as cisternas todas vazias”, disse.

Para manter os rios perenes no sertão do Piauí, o Departamento Nacional de Obras contra a Seca foi obrigado a abrir as compotas de cinco barragens. A água vai ajudar no abastecimento de cerca de 80 mil pessoas no semiárido piauiense. 

Previsão do tempo

A chuva deve voltar ao Piauí nos próximos dias. Os maiores volumes devem se concentrar no norte do estado. Já na região Sul, onde fica o município de Conceição do Canindé (PI), a quantidade de chuva deve ser um pouco menor, o que não vai aliviar muito a situação de seca.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições