Seca muda paisagem e preocupa moradores do Maranhão

Seca muda paisagem e preocupa moradores do Maranhão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

No Maranhão, animais enfrentam o campo seco e a população luta para conseguir um pouco de água. Em Vargem Grande, não chove regularmente há mais de quatro meses. O morador enfrenta um sol escaldante para vencer as distâncias e revira açudes barrentos em busca de água.

Não chove há tanto tempo no leste do estado que a vegetação está completamente seca e já não há mais alimento para os animais.

A situação é mais grave no semiárido maranhense, na divisa com o Piauí. Cerca de um milhão de maranhenses vivem nesta região, castigada pela estiagem.

José Almeida tem que se embrenhar na mata em busca das folhas da macaúba. A palmeira resiste bem à seca e agora serve de alimento para a criação.

O agricultor Raimundo Almeida diz que está na região há mais de 50 anos e nunca viu situação tão grave em relação à alimentação dos animais.

Depois de procurado pela reportagem, o governo maranhense aos secretários de cidades e de Agricultura um relatório sobre a situação nos municípios. A partir desse levantamento, o governo deve adotar medidas para ajudar as famílias da região.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições