MENU

Seca prejudica agricultores no Ceará

Seca prejudica agricultores no Ceará

Atualizado: Sexta-feira, 19 Março de 2010 as 12

Agricultores do Ceará estão sofrendo com a seca. No norte do estado, a falta de chuva arrasou as plantações. O gado tem dificuldade para encontrar pasto e água. Animais estão à procura de pasto, mas a terra está rachada e o sol é escaldante.

Em Irauçuba (CE), os açudes e pequenos reservatórios estão com pouca água. Até para quem tem cisterna em casa, a situação já é crítica. Sem pastagem, o gado está magro e ainda é preciso fazer longas caminhadas para dar de beber aos rebanhos.

"Secou tudo", diz o vaqueiro Diego Rodrigues.

Em janeiro e em fevereiro caíram as primeiras chuvas na região. Animados, muitos agricultores cultivaram a lavoura. Só que a chuva não veio mais há pelo menos 20 dias. Quem plantou já perdeu tudo.

O terreno do agricultor Francisco Bezerra Sales está sem nada. O que plantou, perdeu sem água. "Nós estamos esperando por mais chuva para plantar de novo, mas cadê? Eu plantei milho, feijão e melancia", disse.

O agricultor Henrique Teixeira também perdeu a safra, mas não quer desanimar. "Se chover eu planto de novo. Não vou perder a esperança", disse.

veja também